O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que encontra-se neste momento no salão oval da Casa Branca, disse que um dos objectivos do encontro com o Presidente Donald Trump é “redefinir as relações entre os dois países dois países, parceiros de longa data”.
“Gostaríamos de recalibrar as relações entre nossos dois países e discutir uma ampla gama de questões: geopolíticas, o trabalho que vocês estão a fazer para trazer a paz ao redor do mundo, à Ucrânia e ao Oriente Médio. Valorizamos isso. E também somos um grande contribuidor para os processos de paz que estão a acontecer ao redor do mundo”, disse o presidente sul-africano.
Ramaphosa prosseguiu, dizendo que a visita também possui um cariz económico: “queremos discutir como podemos nos apoiar mutuamente. Vocês são uma economia muito maior do que a nossa. Somos apenas uma economia minúscula, mas dependemos uns dos outros em uma série de questões. Temos minerais essenciais que vocês querem para impulsionar o crescimento da sua própria economia e industrializar. Então, temos isso a oferecer, incluindo minerais de terras raras”, disse, citado pela Reuters.
Na agenda do encontro constam ainda questões comerciais, a liderança sul-africana do G20, leis de equidade e os africâneres que, recentemente, receberam asilo político dos Estados Unidos da América.
O Governo Trump tem acusado a África do Sul de confiscar terras de fazendeiros brancos e de fomentar violência desproporcional contra proprietários de terras brancos com “retórica odiosa e acções governamentais”.
Por sua vez, Pretória afirma que tais alegações são imprecisas e que os EUA “não reconhecem a história profunda e dolorosa da África do Sul”.
A tensão aumentou entre os dois países quando em Março último, o embaixador sul-africano nos Estados Unidos da América, Ebrahim Rasool, foi expulso.
África do Sul considera “lamentável” expulsão de seu embaixador dos EUA
O conteúdo “Reinício” das relações com os EUA sobre a mesa da reunião entre Ramaphosa e Trump aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário