Lar Notícias Rússia ameaça destruir Kiev se Ucrânia atacar desfile em Moscou
Notícias

Rússia ameaça destruir Kiev se Ucrânia atacar desfile em Moscou

Conselho de Segurança russo diz que capital pode não “ver o dia 10 de maio” em caso de ações contra festa da vitória soviética

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse neste sábado (3.abr.2025) que ninguém poderá assegurar a sobrevivência de Kiev caso a Ucrânia ataque o país durante as comemorações da vitória na 2ª Guerra Mundial. A afirmação foi uma resposta às declarações do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky sobre o risco à segurança de dignitários estrangeiros no desfile em Moscou.

A declaração de Medvedev surge no contexto da proposta de cessar-fogo temporário anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin. A trégua de 72 horas abrangerá 8, 9 e 10 de maio, período das celebrações do 80º aniversário da vitória soviética na 2ª Guerra.

O Kremlin informou que Putin receberá líderes internacionais durante o evento, incluindo o presidente chinês Xi Jinping. As comemorações serão realizadas na Praça Vermelha, em Moscou.

Em resposta à oferta russa de cessar-fogo, Zelensky afirmou: “Não podemos ser responsáveis pelo que acontece no território da Federação Russa. Eles são responsáveis pela sua segurança e, portanto, não daremos nenhuma garantia”.

Medvedev, ex-presidente da Rússia que se tornou uma das vozes mais críticas ao Ocidente desde o início do conflito na Ucrânia, classificou a declaração de Zelensky como uma “provocação verbal”.

[Zelensky] entende que, no caso de uma provocação real no Dia da Vitória, ninguém poderá garantir que Kiev viverá para ver o dia 10 de maio”, disse em seu canal oficial do Telegram.

O presidente ucraniano havia indicado que estaria disposto a aceitar um cessar-fogo, desde que tivesse duração de 30 dias, proposta que Putin já havia descartado anteriormente. O líder russo afirmou que busca um acordo de longo prazo, não só uma pausa breve no conflito.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Alemanha rebate Rubio após secretário dos EUA chamar governo de tirano

Alemanha rebate Rubio após secretário dos EUA chamar governo de tirano Alemanha...

Saiba quem é Greg Abel, sucessor de Buffett na Berkshire

Vice-diretor de operações está na empresa desde 2000; se aprovado pelo conselho...

Trabalho na Previdência será árduo, diz novo ministro

Wolney Queiroz foi empossado pelo presidente Lula na 6ª feira (2.mai), depois...

Bolsonaro divulga foto da barriga aberta após cirurgia

Ex-presidente passou por procedimento para reconstruir a parede do intestino; deve receber...