segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Últimas notícias Rússia declara cessar-fogo unilateral de três dias na Ucrânia
Últimas notícias

Rússia declara cessar-fogo unilateral de três dias na Ucrânia

O governo da Rússia informou, nesta segunda-feira (28), que o presidente Vladimir Putin decidiu por um cessar-fogo na guerra na Ucrânia durante três dias – entre 8 e 10 de maio – devido às comemorações do 80º aniversário da vitória contra a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial.

“Por razões humanitárias, nos dias do 80º aniversário da vitória, da meia-noite de 7 e 8 de maio até a meia-noite de 10 e 11 de maio, o lado russo declara um cessar-fogo. Durante esse período, todas as operações militares cessam”, informou o Kremlin, por meio de nota

O governo russo sugeriu que o “lado ucraniano” deveria fazer o mesmo e interromper as operações militares nesses três dias. “Em caso de violações do cessar-fogo pelo lado ucraniano, as Forças Armadas russas fornecerão uma resposta adequada e eficaz”, completou o governo de Moscou.

O comunicado diz ainda que a Rússia segue aberta para negociações de paz “sem pré-condições, visando eliminar as causas profundas da crise ucraniana e interação construtiva com parceiros internacionais”.

Até a publicação desta matéria, o governo da Ucrânia não havia se manifestado sobre a possibilidade de um cessar-fogo temporário durante as homenagens aos 80 anos da vitória da então União Soviética (URSS) contra a Alemanha nazista de Adolf Hitler.

O chamado Dia da Vitória é um dos mais importantes feriados da Rússia celebrado todos os anos. Neste 2025, chefes de Estados, de governos e representantes diplomáticos de diversos países vão à Rússia acompanhar as comemorações.

Lula irá à Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a ida à Rússia e deve se encontrar com o presidente Putin. Na sequência, Lula segue para a China para encontro com o presidente Xi Jinping no contexto da cúpula da China com os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

As negociações para uma paz duradoura entre Rússia e Ucrânia seguem com a intermediação dos Estados Unidos. Apesar de o presidente Donald Trump ter anunciado que a paz estava próxima, os conflitos prosseguem nos campos de batalha.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil abre evento do Brics pedindo fim de guerras e de tensões

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, cobrou a atuação diplomática de...

Vazamento de água em tubulação da Vale mobiliza Brumadinho

Um vazamento de água alarmou moradores de Brumadinho, em Minas Gerais, na...

3ªfeira muito fresca e com mais aguaceiros no Sul e Norte de Moçambique

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) prevê o seguinte estado do tempo para...

Corte da ONU julga Israel por bloqueio de ajuda humanitária em Gaza

A Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal da Organização das Nações...