Filiada ao PT desde 1982, foi ministra do Desenvolvimento Social no 2º governo do presidente Lula
Márcia Lopes foi anunciada nesta 2ª feira (5.mai.2025) para substituir Cida Gonçalves no comando do Ministério das Mulheres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou a petista há cerca de 1 mês. Ela aceitou e já tomou posse. A decisão da troca será oficializada em publicação extra do DOU (Diário Oficial da União).
Filiada ao PT desde 1982, Márcia Lopes, 67 anos, foi ministra do Desenvolvimento Social no 2º governo de Lula. Antes, foi secretária-executiva do órgão. É também assistente social e professora.
Agora ministra das Mulheres, a petista é irmã do secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência (2011 a 2015) e ex-chefe de Gabinete de Lula (2003-2010). Em 2012, foi candidata à Prefeitura de Londrina (PR) pelo PT, mas ficou em 3º lugar.
Lula se reuniu com a ex-ministra Cida Gonçalves na 6ª feira (2.mai), no Palácio do Planalto. O encontro durou menos de 20 minutos.
A expectativa era que o chefe do Executivo sacramentasse a demissão antes do feriado do Dia do Trabalho, em 1º de Maio, mas a decisão foi postergada por causa da demissão de Carlos Lupi.
Com a saída de Cida Gonçalves, o governo petista chega à marca de 12 trocas ministeriais desde o início do 3º mandato.
Deixe um comentário