Lar Notícias Senacon prorroga regra em grandes eventos
Notícias

Senacon prorroga regra em grandes eventos

Medida reforça o compromisso com a saúde e a segurança da população durante shows, festivais e outras celebrações públicas

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), publicou, nesta semana, a prorrogação, por mais 120 dias, da vigência da portaria que assegura a distribuição gratuita de água potável ao público em eventos de grande porte, como shows, festivais e celebrações públicas. A medida visa garantir a proteção da saúde e a segurança da população, especialmente em ambientes expostos ao calor intenso e aglomerações.

A norma renova a obrigação dos organizadores de eventos de oferecerem acesso à água potável por meio de bebedouros, “ilhas de hidratação” ou permissão da entrada de garrafas de uso pessoal, seguindo critérios de segurança previamente definidos.

Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, a decisão reforça o papel do Estado na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos. “A água é um direito básico, não um privilégio. Nenhuma pessoa deve ser impedida de se hidratar por questões financeiras em eventos públicos ou privados”, afirmou.

A medida também estabelece diretrizes para o posicionamento estratégico dos pontos de distribuição, a acessibilidade e o pronto-atendimento a emergências de saúde durante os eventos.

A portaria (íntegra – PDF – 107 kB) entrou em vigor a partir da data de sua publicação, conforme estabelecido no Artigo 2º do documento oficial.

A Senacon continuará monitorando a implementação da medida e reforça seu compromisso com a integridade física e o bem-estar dos consumidores brasileiros.


Com informações da Agência Gov.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...

Justiça condena Marçal à perda de inelegibilidade pela 2ª vez

Ex-coach e candidato a prefeito de São Paulo em 2024 também foi...

Ditadura era mais justa que o Supremo, diz PCO

Partido da Causa Operária criticou decisão da Corte de condenar mulher que...

Inteligência artificial é tema central em fórum de mídia chinês

Executivo da “Associated Press” disse que tecnologia nunca substituirá jornalistas, mas que...