Lar Notícias STF omite dados sobre uso de aviões da FAB por ministros
Notícias

STF omite dados sobre uso de aviões da FAB por ministros

Site da Força Aérea Brasileira mostra horários, origem e destino dos voos, mas, com exceção do presidente Barroso, não informa os nomes dos integrantes do Supremo

O STF (Supremo Tribunal Federal) omitiu dados relacionados ao uso de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) por ministros. O Supremo ignorou, em 2 oportunidades, prazos de pedidos realizados pela Folha de S. Paulo por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação), como revelou reportagem publicada nesta 2ª feira (12.mai.2025).

Segundo o jornal, o Supremo respondeu os questionamentos 1 mês depois de vencido o prazo de 15 dias estabelecidos pelas normais da LAI e não revelou quais ministros solicitaram o uso das aeronaves. O tribunal também não informou por quanto tempo deixará as listas sob sigilo.

Parte dos voos foi solicitada pelo Ministério da Justiça, que informou que deixará as informações em sigilo por 5 anos. O ministério afirmou, porém, que “a decisão não se aplica às viagens solicitadas pelo tribunal” e que o Supremo deve estabelecer um prazo para os voos que mobiliza.

Em seu site oficial, a FAB mostra apenas as viagens do presidente do STF, cargo ocupado pelo ministro Luís Roberto Barroso. Apesar de apresentar horários, origem e destino dos voos, não mostra os nomes dos outros membros do tribunal que o acompanham.

O Ministério da Defesa informou à Folha que ministros do Supremo utilizaram ao menos 154 voos da FAB de janeiro de 2023 a fevereiro de 2025, sendo que mais de 70% deles levaram apenas um magistrado. Os valores refletem apenas voos classificados como “à disposição” e não levam em consideração viagens realizadas pelo presidente da Corte. O ministério alega que, após abril de 2024, deixou de se envolver no processo de empréstimo de aeronaves.

Desde 2023, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empresta aeronaves da FAB para ministros do STF, sob o pretexto de garantir a segurança dos integrantes da Corte depois das ameaças sofridas após os atos golpistas do 8 de Janeiro. O sigilo imposto pelo Ministério da Defesa também teria sido imposto por motivos de segurança.

tags:

STF, Supremo Tribunal Federal, FAB, Força Aérea Brasileira, Luís Roberto Barroso, Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, governo Lula, LAI, Lei de Acesso à Informação, Ministério da Justiça, aviões da FAB

imagem:



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Acordo entre EUA e China é “muito bom”, diz Alckmin

As duas maiores economias do mundo diminuíram as tarifas recíprocas de importações;...

Lula vai à exposição de carros da GWM Motors na China; assista

Agência Brasileira de Promoção de Exportações anuncia que a montadora chinesa vai...

Janja e Dilma vão à estreia de “Ainda Estou Aqui” na China

Filme vencedor do Oscar foi exibido em cinema em Pequim; nas redes...

Trump assina decreto para reduzir preços de remédios nos EUA

Medida exige que o Departamento de Saúde negocie novos valores com cortes...