Uma cidade importante no estado do Alto Nilo, perdida para uma milícia étnica Nuer, em Março deste ano, foi recapturada pelo exército do Sudão do Sul.
O exército havia perdido a cidade durante os confrontos que levaram à prisão do primeiro vice-presidente Riek Machar e a uma crise política crescente no país.
O presidente Salva Kiir tem servido em um governo instável de compartilhamento de poder com Machar desde que um acordo de paz de 2018 pôs fim a uma guerra civil entre combatentes leais aos dois homens, que matou centenas de milhares de pessoas.
A detenção de Machar em prisão domiciliar, por tentar incitar uma rebelião por meio do seu suposto apoio à milícia do Exército Branco no Alto Nilo, gerou temores internacionais de um novo conflito étnico na região.
Os porta-vozes dos militares e do Exército Branco, que o partido de Machar nega apoiar, disseram que a cidade de Nasir foi recapturada no domingo sem luta.
“Estávamos apenas a fazer uma retirada táctica”, disse Honson Chuol James, porta-voz do Exército Branco, acrescentando que 17 pessoas foram mortas durante o bombardeio pesado na vila próxima de Thuluc.
O conteúdo Sudão do Sul: recapturada cidade-chave da milícia Exército Branco aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário