Lar África “Torneio Cornelder” vai movimentar 72 equipas juvenis de basquetebol
ÁfricaInternacionalMoçambiqueÚltimas notícias

“Torneio Cornelder” vai movimentar 72 equipas juvenis de basquetebol

A Cornelder de Moçambique (CdM), concessionária dos terminais de contentores e de carga geral do Porto da Beira, organiza, entre os dias 24 de Maio e 26 de Julho, nos pavilhões do Clube Ferroviário da Beira, a quarta edição do torneio juvenil de basquetebol, denominado “Torneio Cornelder”.

A iniciativa, realizada em parceria com a Academia de Basquetebol de Sofala (ABS), vai movimentar um total de 72 equipas masculinas e femininas, nas categorias Sub-12 e Sub-14, provenientes de escolas primárias, secundárias e de alguns clubes locais. A grande novidade desta edição é a inclusão da categoria Sub-16, que será disputada pela primeira vez.

O torneio será disputado em duas fases, em todas as categorias e em ambos os sexos. A primeira fase decorrerá no sistema de todos contra todos, em dois grupos de seis equipas cada. As quatro melhores formações de cada grupo qualificam-se para a fase eliminatória, nomeadamente os quartos-de-final, as meias-finais e a final. Os três primeiros classificados de cada categoria, tanto no masculino como no feminino, receberão prémios em material desportivo, taças e medalhas.

O “Torneio Cornelder” é hoje um evento desportivo de referência para o desenvolvimento da modalidade ao nível escolar na cidade da Beira, constituindo uma oportunidade para os jovens atletas demonstrarem o seu talento, espírito de equipa e paixão pelo desporto. Para além da introdução dos Sub-16, esta edição contará ainda com o prémio “Melhor Claque e Cheerleader”, que visa reconhecer a escola que mais se destacar pelo entusiasmo, espírito desportivo e apoio incondicional à sua equipa.

A primeira edição do “Torneio Cornelder” foi realizada em 2022, envolvendo escolas primárias e clubes, tendo a EPC Agostinho Neto, no escalão masculino, e a EPC de Macurungo, no feminino, conquistado os primeiros títulos.

Na segunda edição, realizada em 2023, o torneio passou a incluir escolas secundárias, tendo sido vencido pela Escola Secundária da Ponta-Gêa, em masculinos, e pela Escola Secundária de Estoril, em femininos.

A terceira edição, em 2024, integrou escolas primárias, secundárias e clubes. A Escola Secundária da Ponta-Gêa voltou a vencer no escalão masculino, enquanto a Escola Secundária de Estoril revalidou o título em femininos. A Beira International School (BIS) destacou-se ao conquistar a “dobradinha” nos Sub-12, vencendo em ambas as categorias.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Marina Silva diz que PL aprovado no Senado desestrutura licenciamento

Em nota, divulgada no site oficial do Ministério do Meio Ambiente e...

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Começou nesta quinta-feira (22) o período de 28 dias de vazio sanitário...

Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025

O Orçamento de 2025 terá um congelamento de R$ 31,3 bilhões de...

Consumo de café cai 15,96%, diz Abic

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgou hoje (22), em...