Lar Notícias Trump sugeriu que Argentina invadisse o Chile, diz Macri
Notícias

Trump sugeriu que Argentina invadisse o Chile, diz Macri

Ex-presidente argentino fez a afirmação durante fórum na Espanha; relacionou fala a outras declarações do republicano sobre anexações

O ex-presidente argentino Mauricio Macri (Proposta Republicana) afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), sugeriu em 2018 que a Argentina invadisse o Chile para ter acesso ao Oceano Pacífico. A declaração foi feita durante o Fórum do GDL (Grupo Democracia e Liberdade) na Espanha, segundo divulgação do El País neste sábado (24.mai.2025).

Macri disse que Trump teria feito o comentário em 2018, durante sua visita oficial a Buenos Aires para a cúpula do G20, quando ambos observavam um mapa da Argentina no gabinete presidencial. O republicano teria notado uma faixa à esquerda do mapa e questionado sobre a área.

“Conhecendo-o, ele meio que fala sério, meio que fala na brincadeira”, disse Macri sobre a sugestão de Trump. O ex-presidente argentino acrescentou que “todo mundo riu ali” do comentário.

Macri destacou sua longa amizade com o norte-americano. “Quando o conheci, na época, eu tinha 24 anos, enquanto o americano tinha 38”, disse. O argentino descreveu Trump como “um amigo” e contou o episódio como “uma anedota que mostra como é o meu amigo”.

O ex-mandatário argentino também relacionou esse episódio com declarações posteriores de Trump sobre anexar territórios. “Depois, com o passar dos anos e a gente ouvindo Canadá, Groenlândia… Isso me soa familiar”, declarou.

Em dezembro de 2024, Trump publicou em sua rede social Truth Social que gostaria de transformar o Canadá no “51º estado” dos EUA (Estados Unidos). O republicano também afirmou que os EUA deveriam retomar o controle do Canal do Panamá, classificando a situação atual como um “roubo” e descrevendo o local como “um bem nacional vital”.

Em janeiro deste ano, Trump voltou a insistir na aquisição da Groenlândia, afirmando que “a propriedade e o controle” da ilha “são uma necessidade absoluta”. O governo da Dinamarca respondeu que o território “não está à venda”.

No livro “The Divider”, os jornalistas Peter Baker e Susan Glasser documentam o interesse de Trump pela Groenlândia. “Eu adoro mapas. E sempre pensei: ‘Olhe o tamanho disso. É imenso, deveria fazer parte dos Estados Unidos”, disse Trump aos jornalistas em 2019, durante entrevista antes da publicação do livro.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Noboa toma posse para o 2º mandato como presidente do Equador

Chefe de Estado prometeu manter o combate ao crime organizado no país;...

Analfabetismo de pessoas com deficiência é 4 vezes maior

Taxa de pessoas com limitações que não sabem ler e escrever é...

Diretor vencedor da Palma de Ouro já foi preso pelo governo do Irã

Diretor vencedor da Palma de Ouro já foi preso pelo governo do...

Dino comunica TSE sobre decisão que substituirá 7 deputados

STF mudou critérios para distribuir as sobras eleitorais com efeito para congressistas...