O Ministério da Saúde do Uganda declarou este domingo, 26, o fim do surto de ébola detectado em Janeiro e durante o qual foram registados “14 casos prováveis, dois deles confirmados” e quatro mortes.
“Isto acontece depois de 42 dias sem um novo caso desde o último paciente confirmado ter recebido alta, a 14 de Março de 2025.
O Uganda seguiu os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelecem que um país pode dar por terminado um surto de ébola se não forem detectados novos casos durante 42 dias consecutivos (o dobro do período de incubação do vírus).
Em comunicado, o director interino da OMS para África, Chikwe Ihekweazu, assinalou que o surto suscitou “novos desafios” porque “afectou, tanto comunidades urbanas como rurais de todo o país e desenvolveu-se num contexto de importantes limitações de financiamento mundial”.
Em 20 de Janeiro, o Ministério da Saúde ugandês confirmou a morte de um enfermeiro de 32 anos que trabalhava no Hospital de Mulago, na capital, e declarou um novo surto desta doença, que atingiu o Uganda pela última vez em 2022, ano em que causou 142 casos confirmados e 55 mortes.
O conteúdo Uganda declara fim da epidemia de ébola aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário