segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Última acção caridosa do Papa Francisco foi doação de 200 mil euros a prisões de Roma
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Última acção caridosa do Papa Francisco foi doação de 200 mil euros a prisões de Roma

Duzentos mil euros foi o valor que o Papa Francisco doou na passada quinta-feira, à duas unidades prisionais que visitou na sua última acção caridosa, poucos dias antes de partir para a outra dimensão.

Tratam-se das prisões Regina Coeli e de Rebibbia localizadas na cidade de Roma, que o santo padre visitava frequentemente para a cerimónia de lava-pés na páscoa, bem como o centro educativo para menores Casal del Marmo, que vão receber os valores doados pelo sumo pontífice.

“Há alguns dias, o Santo Padre arrastou o seu corpo até ao Regina Coeli para gritar ao mundo com todas as suas forças a necessidade de prestar atenção aos detidos”, disse o bispo delegado para a caridade e as prisões e auxiliar de Roma, D. Benoni Ambarus, que acrescentou que Francisco “doou-lhes os seus últimos bens, 200 mil euros da sua conta pessoal”.

Citado pelo ao jornal italiano La Repubblica o prelado católico explicou que o dinheiro doado destina-se a vários projectos numa prisão e num centro de detenção de menores, adiantou o Corriere della Sera.

Francisco decidiu doar o dinheiro após Ambarus ter pedido um donativo para os reclusos. Apesar de reconhecer que não havia fundos, o Papa assegurou: “Não se preocupe, tenho algum [dinheiro] na minha conta pessoal”.

No entanto, o bispo auxiliar de Roma lamentou que as autoridades não tenham dado ouvidos aos pedidos de Francisco. “As palavras, os grandes gestos que ele fez, como lavar os pés na Quinta-feira Santa, os apelos… foram pouco assumidos e ainda menos traduzidos em acções práticas. Ele pediu que se fizesse mais para restaurar a dignidade das pessoas”, disse.

Papa Francisco morreu na manhã de segunda-feira, poucas horas depois de ter feito a última aparição pública no domingo de páscoa, aos 88 anos de idade, após 12 anos de pontificado. Nascido em Buenos Aires, em 17 de Dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

O conteúdo Última acção caridosa do Papa Francisco foi doação de 200 mil euros a prisões de Roma aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...