Durante três dias, um leão causou pânico a três aldeias do município da Nharêa, província do Bié, tendo devorado um porco e atacado um cidadão de 37 anos de idade, tendo deixado o homem com vários ferimentos.
O homem, que se identifica como sendo Serafim Kawanga, contou que o ataque ocorreu na passada sexta-feira, dias depois de o animal ter percorrido já algumas aldeias. Primeiro o animal devorou um porco na zona baixa de uma das aldeias da Namba, tendo sido perseguido pela população local.
Na sequência, avançou a fonte que temos vindo a citar, o leão passou a noite numa aldeia perto do cemitério. Naquela localidade, os moradores aguentaram o animal.
“Depois encontramos o leão. Depois tivemos o comunicado da Polícia Nacional segundo o qual as forças da ordem já estavam a procura do leão com armas”, disse.
“Os da Ngula avisaram para termos cuidado e afugentá-lo daí. A seguir ouvimos já os tiros, e nos juntamos à polícia para ajudarmos a deter o leão. Seguimos até em cima de uma montanha. Encontramos o leão bem cansado e a descansar. Como na nossa aldeia tem um ex-militar das Forças Armadas Angolanas e ele recebeu arma, mas ao tentar disparar contra o leão, a arma encravou e eu subi na árvore…”, disse.
Ao descer da árvore, Serafim Kawanga foi atacado pelo animal às 15 horas da passada sexta-feira.
“O leão assim que me viu a descer da árvore, vem em minha direcção, o [agente da] Polícia do outro lado dispara. O leão vem me ataca. Eu e o pau que eu segurava e a própria árvore fomos derrubados para o chão”, detalhou, sublinhando que “foi Deus” que permitiu que saísse debaixo do animal com vida.
Entretanto, depois desse episódio, o animal escapou, estando até ao momento em parte incerta.
O enfermeiro Jorge Nunes, no centro médico da aldeia, onde o cidadão atacado foi levado para o atendimento médico, disse que o paciente chegou na unidade sanitária, às 10 horas de sábado, trazido pelo responsável do Serviço de Investigação Criminal (SIC) do município da Nharêa, com graves ferimentos, tendo sido saturadas as feridas nos membros superiores e inferiores.
Dada a gravidade dos ferimentos, acrescentou, o paciente foi encaminhado para o hospital Municipal da Nharêa, e posteriormente transferido para o Kuito.
Explicou ainda que o paciente já está fora de perigo, estando já a registar melhorias.
O conteúdo Um ferido após ataque de leão à três aldeias no Bié aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário