A União Africana quer fortalecer a produção sustentável, agro-industrialização, comércio e financiamento, com olhos postos na aceleração da transformação dos sistemas agroalimentares em África.
O novo plano visa também a mobilização de recursos e da colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil.
O lançamento da Estratégia e Plano de Ação do CAADP 2026–2035, que conta com as parcerias do DARBE e a AUDA-NEPAD, contou com líderes da Comissão da UA, representantes do governo sul-africano e organizações internacionais.
A medida está alinhada aos objectivos do Presidente da UA João Lourenço, que quando da sua tomada de posse garantiu implementar políticas económicas e sociais que abram portas para o progresso africano. É meta de João Lourenço criar “um vasto plano de atração de investimentos e de captação de recursos financeiros significativos” provenientes de fora do continente e aumentar o investimento nas infraestruras.
Segundo Lourenço esse investimento é crucial para assegurar que os intentos da UA sejam cumpridos, nomeadamente, a superação da pobreza, fome e desemprego “reduzindo assim a probabilidade de conflitos armados e de emigrantes ilegais junto das suas fronteiras”
O conteúdo União Africana aposta na dinamização dos sistemas agroalimentares aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário