segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África União Europeia compromete-se a mobilizar mais de 520 milhões de euros para o Sudão
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

União Europeia compromete-se a mobilizar mais de 520 milhões de euros para o Sudão

Numa altura em que se assinalam dois anos de conflito armado, a União Europeia (UE) e os seus Estados-membros comprometeram-se hoje a mobilizar mais de 522 milhões de euros para apoiar a população face à crise no Sudão.

O executivo comunitário indica em comunicado que “para ajudar a resolver a difícil situação humanitária no Sudão, a Comissão Europeia e os Estados-membros prometeram 522 milhões de euros de ajuda para 2025 na Conferência de Alto Nível para o Sudão, co-organizada hoje em Londres pela Comissão, juntamente com o Reino Unido, a França, a Alemanha e a União Africana”.

Deste compromisso global da UE, o executivo comunitário comprometeu-se a disponibilizar 282 milhões de euros, sendo o restante financiamento atribuído por Áustria, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Malta, Polónia, Eslovénia, Espanha e Suécia.

A ajuda da UE visa prestar cuidados de saúde e nutricionais urgentes, assistência alimentar, água e saneamento, abrigo, protecção e educação às famílias mais vulneráveis, os deslocados internos, as famílias de refugiados e as comunidades de acolhimento.

O especialista em relações internacionais, afirma que a fragmentação do conflito com a intensificação da violência principalmente em Darfur, e a consequente multiplicidade de actores torna difícil o alcance de um acordo de cessar-fogo e paz.

Adalberto Malú aponta questões como a imposição de sanções a líderes militares que perpetuam o conflito, o aumento e alargamento da ajuda humanitária e a pressão diplomática, como os possíveis caminhos para o alcance da paz.

O analista afirmou ainda que a comunidade internacional não pode continuar a ignorar esta tragédia, cabendo aos observadores globais exigir acções e solidariedade para com o povo sudanês.

Ouvíamos o especialista em relações internacionais Adalberto Malú e a análise em torno do conflito no Sudão que completa hoje dois anos, sem um fim a vista.

O conteúdo União Europeia compromete-se a mobilizar mais de 520 milhões de euros para o Sudão aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...