segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias União Europeia pausa tarifas contra os EUA por 90 dias
Notícias

União Europeia pausa tarifas contra os EUA por 90 dias

Decisão vem após presidente da Comissão Europeia, Ursula von Der Leyen, dizer que recuo de Trump traz estabilidade ao mercado global

A União Europeia pausou as tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos por 90 dias. A decisão foi anunciada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von Der Leyen, em publicação no X nesta 5ª feira (10.abr.2025). 

Von Der Leyen afirmou que “quer dar uma chance” aos norte-americanos. Disse também que a UE seguirá desenhando uma estratégia de retaliação caso as negociações falhem ao longo dos próximos 90 dias.

A decisão da UE vem logo depois de von Der Leyen classificar a decisão de recuar nas tarifas recíprocas do presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), como “um importante passo para estabilizar a economia global”.

Em outra publicação no X, Von Der Leyen afirmou que as tarifas afetam tanto negócios quanto consumidores e reforçou a ideia de um acordo de livre comércio com tarifas zeradas entre os EUA e a UE (União Europeia).

A União Europeia continua comprometida com as negociações construtivas com os Estados Unidos, com o objetivo de estabelecer relações comerciais amigáveis e mutuamente benéficas. Ao mesmo tempo, a Europa está focada em diversificar os parceiros comerciais, alinhando-se a países que representam 87% das negociações globais e que compartilhem nosso comprometimento com trocas livres de bens, serviços e ideais”, escreveu a presidente da Comissão Europeia.

Para a presidente, a crise desencadeada com o tarifaço de Trump mostrou que “o mercado único é a âncora de estabilidade e resiliência” para o bloco europeu.

Na 4ª feira (9.abr), o bloco havia anunciado que aplicaria tarifas contra os norte-americano em resposta à taxa de 25% imposta por Trump sobre a importação de aço e alumínio.

O bloco europeu não divulgou o percentual da alíquota e quais produtos norte-americanos seriam afetados. A expectativa era de que a taxa fosse de 25% e atingisse diversos produtos, como milho, trigo, cevada, arroz, motocicletas, aves, frutas e roupas, segundo a Reuters.

Em seu pronunciamento no X, von Der Leyen não abordou o tema. Além do percentual sobre aço e alumínio, a União Europeia havia sido taxada em 20% dentro do pacote de tarifas recíprocas de Trump.

TARIFAS SÃO “DURO GOLPE”

Em comunicado no dia 3 de abril, von Der Leyen havia classificado a nova política econômica de Trump como um duro golpe” para a economia mundial. Citou os riscos no aumento do protecionismo em decorrência das medidas anunciadas por Trump e afirmou que isso afetará milhões de pessoas ao redor do mundo. Destacou países mais vulneráveis e  uma possível alta no preço de itens críticos, como medicamentos.

A presidente da Comissão Europeia também havia prometido diversificar o comércio europeu com outros países, citando o Mercosul.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo divulga lista incompleta de comitiva de Lula em Roma

Pelo menos Rita Nolasco, namorada do presidente do STF, Roberto Barroso, estava...

João Carlos Martins diz estar curado do câncer de próstata

Maestro de 84 anos afirmou ter sido diagnosticado em março; ele passou...

Demitir Lupi prejudicaria os aposentados, diz senador do PDT

Weverton Rocha (PDT-MA) saiu em defesa do ministro; o congressista lidera bloco...

CBF vai oferecer R$ 5 mi ao mês para Ancelotti treinar a seleção

Contrato com o técnico italiano, atualmente no Real Madrid, valeria até o...