Lar África UNITA diz que proposta de Lei do Executivo sobre eleições “cria base para fraude”
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

UNITA diz que proposta de Lei do Executivo sobre eleições “cria base para fraude”

A Assembleia Nacional aprovou esta quarta-feira, 23, na generalidade o pacote Legislativo Eleitoral, da iniciativa do governo e da UNITA.

A proposta do governo foi aprovada com 113 votos a favor, dois contra e 68 abstenções, enquanto o da UNITA foi aprovado com 188 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.

Na proposta do Executivo prevê-se que em 2027, o voto seja exercido com Bilhete de Identidade e não com o cartão de eleitor.

O maior partido na oposição mostra-se contra esta medida por entender que “lembra que a maioria dos angolanos não tem Bilhete de Identidade” antecipando uma suposta intenção de se preparar o esquema para a fraude eleitoral.

O documento do Executivo define, relativamente à presença de cidadãos não eleitores nas mesas de voto, define um limite mínimo de 1000 metros, contrariamente aos 500 metros anteriormente previstos, e a possibilidade de os eleitores exercerem o direito de voto em mesas diferentes das indicadas nos cadernos eleitorais.

A proposta do governo reduz ainda o número de eleitores por mesa dos actuais 750 para 500 eleitores, e defende ainda a existência de mesas de votos móveis.

As propostas, que vão agora a discussão na especialidade, serão fundidas num único documento para votação final global.

O político Manuel Fernandes lamentou o facto de ao invés de se criar mecanismos para se melhorar o processo eleitoral no país, estar a se criar aquilo a que chama de “caminhos para a preparação da fraude eleitoral”, tendo afirmado que a atribuição do BI ainda está elitizado.

Para o também líder da CASA-CE, com esta medida, o governo está a criar dificuldades aos cidadãos para definir o futuro do país nas próximas eleições.

Manuel Fernandes disse que a imposição do limite de distanciamento de 1000 metros das assembleias de votos visa “matar a ideia do controlo do processo eleitoral para os cidadãos, através do modelo votou sentou levada a cabo nas últimas eleições de 2022”.

Já o analista residente desta estação emissora, Eurico Gonçalves, disse que dificilmente a oposição concordará com o governo ainda que haja lógica na proposta do Executivo.

Eurico Gonçalves considerou, por outro lado, como “um alívio”, a medida que permite o eleitor votar em qualquer mesa de voto.

O conteúdo UNITA diz que proposta de Lei do Executivo sobre eleições “cria base para fraude” aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Grupos de Bumba Meu Boi do Maranhão se apresentam no Rio

Os grupos de Bumba Meu Boi Maracanã e Sonhos do Maranhão se...

João Lourenço em visita oficial ao Egipto e Índia

Após a participação no funeral do papa Francisco, em Roma, o Presidente...

Exposição traz o Pará a partir do olhar do fotógrafo Luiz Braga

Em um período quando a fotografia era analógica e os processos de...