Os veículos pesados vão doravante começar a pagar pesagem nas estradas nacionais.
A medida consta do programa do Ministério das Obras Públicas Urbanismo e Habitação, que esclarece que, visa assegurar a circulação de veículos pesados respeitando peso máximo legal, evitando a circulação de veículos pesados com excesso de carga, um dos factores potenciadores da degradação prematura dos pavimentos rodoviários.
Sem avançar a data da entrada em vigor, aquela Instituição acrescenta que a medida vai colmatar a falta de conservação regular e permanente dos pavimentos da rede nacional de estradas.
De acordo com o ministério, serão instalados postos de pesagem nos principais eixos rodoviários com maior circulação de veículos pesados, junto aos postos fronteiriços e pontos de carga e descarga de mercadorias, tais como, portos, indústrias e infra-estruturas logísticas, além da instalação de postos de pesagem fixos, prevê-se igualmente o controlo do peso de veículos pesados em diversos pontos das estradas, através de postos de pesagem móveis.
Referir que, o programa de portagens foi aprovado pelo Executivo e prevê a instalação de postos deportagem em zonas fronteiriças, designadamente Santa Clara, (Xangongo) Luvo, Yema, Massabi, Luau e Nóqui.
Recentemente foi aprovada a construção da portagem em Zenza do Itombe, na província do Cuanza Norte.
O conteúdo Veículos pesados começam a pagar pesagem nas estradas de Angola aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário