João Lourenço visitará Moçambique a convite do seu homólogo a fim de reforçar ainda mais as relações comerciais entre ambos os países, como também prestigiar a celebração dos 50 anos, desde que o povo moçambicano tornou-se independente, no dia 25 de Junho de 1975.
O Chefe de Estado Moçambicano fez estas declarações em colectiva de imprensa horas antes de partir de Luanda, após visitar Angola.
“Aproveitamos a ocasião para convidar o Presidente João Lourenço, meu irmão de Angola, para poder estar connosco na comemoração dos 50 anos da independência de Moçambique. O convite já foi aceite e ficou à nossa responsabilidade, das duas partes, tratar desta visita, por canais diplomáticos a marcação da data, de forma que possamos receber o Chefe de Estado Angolano em Moçambique. Como dois países irmãos, dois povos irmãos, para que juntos possamos trabalhar no desenvolvimento dos nossos países e criarmos condições de vida para as nossas populações”, avançou.
Daniel Chapo revelou ainda que a reunião privada com João Lourenço foi para negociações de uma possível interligação do Corredor do Lobito, em Angola com ligação ao Oceano Atlântico, com os Corredores Ferroviários da Beira e de Nacala, em Moçambique, que ligam o Oceano Índico e assim abrir parcerias económicas com vários países de África pertencentes a estas regiões.
Para o Presidente de Moçambique, a sua visita à Angola teve um saldo “positivo” e com “bons resultados”. Os dois Chefes de Estado assinaram cinco acordos instrumentos jurídicos, para cooperação no sector dos transportes, cultura, acção social e turismo.
O conteúdo Visita do PR à Moçambique e interligação do Corredor do Lobito sobre a mesa das reuniões de Chapo em Luanda aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário