Lar África Zaire: parteiras tradicionais ponderam desistir da actividade por falta de material
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Zaire: parteiras tradicionais ponderam desistir da actividade por falta de material

As parteiras tradicionais estão a ponderar desistir da actividade, pelo facto de estarem a se debater com falta de material e locais adequados para assistência de partos.

A revelação é da coordenadora e formadora provincial da Associação das Parteiras Tradicionais no Zaire, Anacatondo Carolina, que fala da falta de material de parto, locais fixos, o que já está a fazer com que algumas das associadas desistam da actividade.

Além da falta de material de trabalho, as parteiras tradicionais também se debatem com a falta de locais adequados para a actividade.

As parteiras tradicionais têm sido a solução em várias localidades da província do Zaire, onde os serviços de saúde não conseguem atender as parturientes.

Entretanto, as autoridades sanitárias da província reconhecem o trabalho das parteiras tradicionais.

“As nossas parteiras tradicionais desempenham um papel muito importante, tendo em conta a nobre missão que elas exercem nas nossas comunidades”, fez saber a directora do Gabinete Provincial de Ação Social Família e Igualdade no Gênero, Luisa Sofia Gomes.

“As mamães também têm o teu diploma de vezes passadas, mais de 5 anos ainda não tem mais. Por falta de apoio, eu não tenho como fazer a formação, por falta de apoio. Durante estas jornadas, muitas destas dificuldades serão ultrapassadas, garantiu.

“Falando da jornada da parteira tradicional, nós teremos uma formação em Banza Congo, nessa formação nós vamos dar refrescamento a elas e a jornada vai se dar (1:19) a sequência, vai se dar a sequência já no dia 12 e 13, estaremos no município do Soyo, uma actividade do âmbito nacional, onde vai se dar também a formação. Felizmente as nossas mamães vão receber kits”, acrescentou a responsável eu falava à Rádio Nacional de Angola.

O conteúdo Zaire: parteiras tradicionais ponderam desistir da actividade por falta de material aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Grávida espanca marido até a morte no Cuanza Sul

A Polícia Nacional deteve este fim-de-semana, na província do Cuanza Sul, uma...

Feriado do Dia do Trabalhador registra 98 mortes nas rodovias do país

Noventa e oito pessoas morreram em rodovias federais durante o feriado prolongado...

Lula empossa Márcia Lopes no Ministério das Mulheres

A assistente social Márcia Lopes será a nova ministra das Mulheres, no...

A invasão cibernética ao Parlamento angolano: um alerta para a soberania digital

O ataque, que culminou na suspensão temporária do portal institucional do Parlamento,...