Lar Notícias Zelensky recusa trégua de 3 dias proposta por Putin
Notícias

Zelensky recusa trégua de 3 dias proposta por Putin

Presidente ucraniano afirmou que acordo é uma encenação; líder russo sugeriu uma pausa nos ataques de 8 a 10 de maio, período em que é celebrado o “Dia da Vitória” na Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), recusou o acordo de trégua de 3 dias apresentado pelo governo russo. Disse que a proposta é uma encenação de Vladimir Putin e que o objetivo de Kiev é um cessar-fogo duradouro.

“Isso é mais uma performance teatral da parte dele. Porque em 2 ou 3 dias é impossível elaborar um plano para os próximos passos para acabar com a guerra”, disse Zelensky a jornalistas na 6ª feira (2.mai.2025).

Putin havia proposto na 2ª feira (28.abr) um cessar-fogo de 8 a 10 de maio e convidado a Ucrânia a aderir à trégua. O período coincide com as celebrações do 9 de Maio, chamado também de “Dia da Vitória”, em que os russos comemoram a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial. Geralmente, há um grande desfile na Praça Vermelha, em Moscou, que reúne milhares de pessoas. 

Zelensky afirmou que estaria de acordo com a trégua nessa data, desde que estivesse inserida em um acordo que valesse por 30 dias. Disse, ainda, não ser possível assegurar que a Rússia não será atacada durante a celebração.

“Se a Rússia estiver disposta a tomar medidas recíprocas –para estabelecer silêncio absoluto, um cessar-fogo duradouro de pelo menos 30 dias. Este é um prazo justo para preparar os próximos passos. A Rússia deve parar a guerra e interromper seus ataques e bombardeios”, afirmou Zelensky em comunicado divulgado neste sábado.

Em resposta, o diretor do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que ninguém em Kiev, capital ucraniana, sobreviveria para ver o dia 10 de maio, caso a Ucrânia decidisse atacar a Rússia no dia 9.

Já a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a recusa do ucraniano representa uma ameaça direta aos líderes mundiais que estarão em Moscou durante as comemorações. O líder chinês, Xi Jinping,será 1 dos que comparecerão ao evento.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Apoiadores cantam na porta de hospital à espera de Bolsonaro

Ex-presidente deve receber alta na manhã deste domingo (4.mai) após 22 dias...

Comissão da Previdência aprova recálculo da aposentadoria

Aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social poderão revisar valor se voltarem...

Míssil disparado por houthis atinge área de aeroporto em Israel

Autoridades israelenses afirmam que 8 pessoas foram socorridas; ataque em Tel Aviv...

Projeto reduz de 100 para 10 anos o sigilo de informações da União

Texto propõe que prazo de 10 anos seja prorrogado por uma única...