segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Denunciado envolvimento de empresa na invasão de terras no Calumbo
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Denunciado envolvimento de empresa na invasão de terras no Calumbo

A invasão de alguns terrenos que pertencem aos camponeses, no projecto habitacional público-privado Mizangala, se tem agravado a cada dia que passa, com os invasores a mudarem de estratégias e com uma apetência de usurpar os terrenos alheios.

O assunto tem preocupado nos últimos tempos, a instituição gestora do espaço das camponesas “ELJ Imobiliária”, no Zango Oito Mil, Município de Calumbo.

Elias José denunciou a existência de uma empresa denominada por “JVC” que cujo objectivo é somente invadir terrenos, e que gozam de uma suposta influência junto da Polícia Nacional.

Depois de um encontro no Governo Provincial do Icolo e Bengo, Elias José aproveitou o momento para pedir mais uma vez a intervenção das autoridades locais.

O gestor do espaço, desde 2022, sob orientação da Administração de Viana, Elias José, esclareceu que o projecto tem duas fases, e que estão cadastradas no âmbito das distribuições de lotes de terrenos foi possível atribuir casas a camponeses que viviam em residências precárias a título de indeminização.

O responsável explicou de que forma passaram a gerir o espaço que pertence aos camponeses e disse que apresentaram a documentação a nova administração e que juntos vão trabalhar para melhor gestão do espaço, devido à invasão e a implementação de projectos sociais.

Elias José denunciou o surgimento de grupos de aproveitadores que já demandaram várias providências cautelares, e que por conta da certificação de que tem, têm conseguido provar junto dos tribunais a titularidade do referido espaço.

O projecto habitacional Mizangala conta com mais de duas mil famílias habitadas.

O conteúdo Denunciado envolvimento de empresa na invasão de terras no Calumbo aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...