segunda-feira , 22 junho 2026
Lar África Parte da bancada do Estádio da Cidadela desaba
ÁfricaAngolaEsportesInternacionalÚltimas notícias

Parte da bancada do Estádio da Cidadela desaba

Parte de uma das bancadas do Estádio da Cidadela, localizado em Luanda, desabou na madrugada deste domingo, um incidente que volta a levantar sérias preocupações sobre o estado de conservação desta emblemática infraestrutura desportiva nacional.

O desabamento ocorreu por volta das 02h44 e envolveu uma placa de betão situada entre o último assento e o parapeito do segundo anel da bancada oeste. Felizmente, a queda da estrutura não provocou vítimas humanas nem causou danos materiais a terceiros, apesar de ser habitual o estacionamento de viaturas naquela zona específica do recinto.

Actualmente, o cenário em torno do Estádio da Cidadela revela sinais visíveis de degradação, com várias fendas profundas em estruturas idênticas à que ruiu. Tentativas de contacto telefónico com a directora para as Infra-estruturas Desportivas do Ministério da Juventude e Desporto, Elisabeth Cailo, para obter esclarecimentos sobre o sucedido, não surtiram efeito até ao momento.

Inaugurado em 1972, o Estádio da Cidadela foi interditado pela Confederação Africana de Futebol em 2006 devido a graves problemas de segurança. Na altura, foram detetadas fissuras nos pilares de sustentação, vigas e nas bancadas do segundo anel. Desde a interdição, a infra-estrutura tem permanecido praticamente ao abandono, sem intervenções profundas que viabilizem o seu retorno definitivo às competições.

Estudos anteriores do Laboratório de Engenharia de Angola indicavam que o primeiro anel do estádio permanecia intacto e que a recuperação do segundo anel seria viável, embora o Ministério da Juventude e Desportos nunca tenha avançado com datas concretas para o início das obras de reabilitação.

A Cidadela desempenhou um papel central na história do futebol angolano, tendo acolhido os II Jogos da África Central, as campanhas de qualificação para o CAN de 1996 e para o Mundial de 2006, além do primeiro jogo histórico da Seleção Nacional após a independência, frente a Cuba, em 1977. O actual estado de abandono preocupa os amantes do desporto nacional, que lamentam ver o recinto entregue à própria sorte.

O conteúdo Parte da bancada do Estádio da Cidadela desaba aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *