segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África STP: Justiça clama por reforma
África

STP: Justiça clama por reforma

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe afirmou, no início desta semana, que a justiça do seu país “tem sido um cancro, tem sido uma instituição que reflete negativamente na vida dos cidadãos”.

Américo Ramos apontou a corrupção, o nepotismo e o partidarismo como os principais males que têm manchado o setor.

O chefe do Governo disse que os cidadãos não acreditam na justiça e defendeu mais reformas para mudar o rumo deste setor.

Nas ruas de São Tomé, cidadãos que pediram anonimato subscrevem o diagnóstico feito pelo primeiro-ministro e assumem que a justiça só funciona para a camada mais vulnerável.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Manuel Silva Gomes Cravid, aponta a falta de recursos financeiros e humanos como a maior causa do mau funcionamento do setor.

“Temos falta de juízes. Os funcionários estão a fugir dos tribunais para outras repartições onde se paga melhor”, lamenta Silva Cravid, sublinhando que “para se ter uma justiça funcional é preciso resolver estas questões”.

O bastonário da Ordem dos Advogados, Herman Costa também defende um investimento “sério na justiça”, e a criação de instrumentos para uma efetiva inspeção dos magistrados e juízes.

Para Gelson Baía, jurista e analista político, os males que afetam a justiça estão ligados à falta de independência dos tribunais, “porque vai existir sempre o imiscuir do poder político no poder judiciário”.

Outro analista, Liberato Moniz, afirma que o envolvimento da classe politica em atos de corrupção e outos crimes impede o combate dos vícios que se instalaram na justiça.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

Gabão: Tribunal Constitucional confirma vitória esmagadora de Olingui Nguema

Os resultados finais anunciados esta quinta-feira, 24, “garantem resultados esmagadores” de pelo...