A Empresa Portuária do Soyo (EPS-EP) procedeu, neste sábado, 27 de Junho, a entrega oficial do Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo à Sociedade Gestora de Terminais (Sogester), empresa vencedora do concurso público lançado pelo Executivo Angolano, em Abril de 2026, para a gestão do Terminal Fluvial de Passageiros.
A cerimónia decorreu nas instalações do terminal e contou com a presença de autoridades locais, representantes do sector dos transportes, entidades públicas e convidados.
Na abertura do acto, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Soyo, Fernando Dias, destacou que a entrega do terminal para a gestão privada representa um marco importante não apenas para a empresa, mas também para o desenvolvimento do município e da região.
Segundo o gestor, a nova fase permitirá assegurar serviços de maior qualidade, eficiência, modernização, agilidade operacional e melhores condições de mobilidade para passageiros e operadores.
Fernando Dias recordou ainda que, durante a inauguração do Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo, o Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, afirmou que o investimento fazia parte da estratégia do Executivo Angolano para minimizar as dificuldades enfrentadas pela população da província de Cabinda na ligação ao restante território nacional, devido à descontinuidade geográfica.
“Passados quatro anos, podemos afirmar que esta iniciativa do Executivo tem produzido resultados concretos, tem aproximado cada vez mais a província de Cabinda ao resto do país e tem reduzido significativamente as dificuldades no transporte de pessoas e mercadorias”, afirmou.
O Presidente do Conselho de Administração acrescentou que a entrega da gestão do terminal à Sogester reforça a confiança de que os objectivos para os quais a infra-estrutura foi concebida serão plenamente alcançados, o que permitirá proporcionar um serviço cada vez mais eficiente e sustentável.
Por sua vez, o Administrador Executivo da Sociedade Gestora de Terminais (Sogester), Anatolio Barreiro, agradeceu ao Executivo Angolano pela confiança depositada na empresa e garantiu que a concessionária irá assegurar elevados padrões de qualidade na gestão do terminal.
O responsável afirmou que a Sogester está comprometida com a manutenção da infra-estrutura, com a melhoria contínua dos serviços prestados e com a garantia de maior segurança, conforto e eficiência no transporte fluvial de passageiros e mercadorias, contribuindo, assim, para o desenvolvimento económico e social da região.
Testemunharam o acto o Director Provincial dos Transportes e Tráfego e Mobilidade, em representação do Governo da Província do Zaire, a Administração Municipal do Soyo, os PCAS, do Porto de Cabinda, a Secil Marítima, a Capitania do Porto, os Administradores Executivos e Não Executivos, Directores, Chefes de Departamentos do EPS-EP, a ARCCLA, a Polícia Nacional, as Autoridades Eclesiásticas e as Autoridades Tradicionais.
O conteúdo Terminal Fluvial de Passageiros do Soyo passa a gestão privada com foco na integração regional aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.















Deixe um comentário